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Cuidados na hora de praticar exercícios no tempo seco

Praticar exercícios físicos com o tempo seco requer alguns cuidados específicos. Quando o ar está com sua umidade relativa muito baixa, pode ter efeitos prejudiciais ao organismo humano de diversas maneiras.

 

Pessoas que possuem doenças respiratórias, sofrem ainda mais no frio ou em outras épocas de seca, mas isso não quer dizer que somente este grupo de pessoas deve se preocupar.

 

Quer saber como se cuidar para praticar exercícios no tempo seco? Continue a leitura e descubra.

 

1- Beba MUITA água

 

No frio e em outros períodos de seca é muito importante aumentar seu consumo de água. O ar seco, literalmente, rouba moléculas de água em nosso corpo. Além disso, o ele também carrega muitas partículas de poluição, por isso é indispensável estar com o organismo bem hidratado para eliminar todos esses resíduos e aliviar outros problemas, como complicações alérgicas, respiratórias, irritação nos olhos e pele ressecada.

 

2- Evite horários de pico

 

Quanto menos água tiver no ar, maior será a concentração de poluentes. Pratique seus exercícios em horários alternativos, como antes das 7h ou depois das 20h, e o mais longe possível de grandes centros urbanos, avenidas e ruas movimentadas.

 

3- Diminua a intensidade do treino

 

No tempo seco, nosso organismo consome muito mais energia para funcionar por diversas razões. Os músculos precisam de oxigênio para trabalhar, por isso quando nos exercitamos nossa frequência respiratória aumenta.

 

Respiramos intensamente e, assim, o número de partículas suspensas no ar aumenta dentro de nosso organismo, causando fadiga mais rapidamente e com necessidade de mais tempo para recuperar o fôlego. Por isso, pegue leve na prática quando o clima estiver muito seco.

 

4- Hidrate suas narinas e olhos

 

A umidade baixa é propícia para ressecar todas as nossas mucosas e podem causar problemas de pele, respiratórios e oculares. Limpe e hidrate suas narinas e olhos com soro fisiológico ao menos 3 vezes ao dia. Este hábito irá garantir a lubrificação e bom funcionamento dos olhos e vias aéreas.

 

Além dessas 4 dicas, nunca deixe de usar o protetor solar. Independente da temperatura estar alta ou baixa, o Sol continua emitindo seus raios UV, por isso não deixe de proteger sua pele!

 

Agora você está pronto para praticar exercícios no tempo seco, sem grandes problemas para sua saúde. Se quiser aprender mais sobre atividades físicas, continue a leitura em nosso blog que está cheio de informações interessantes para você!

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