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Qual melhor horário para treinar?

Você sabe qual é o melhor horário para treinar? Cada pessoa tem seu próprio ritmo, preferências e metabolismo, pois cada corpo é único. Por isso, a escolha do melhor horário para praticar atividades físicas sempre será subjetiva, e vai depender muito da disponibilidade de cada.

O importante é conseguir encaixar o esporte ou exercício na sua rotina, no horário que for possível. Se você quer conhecer as vantagens e desvantagens de treinar em cada turno, confira abaixo.

 

De manhã, à tarde ou à noite: qual melhor horário para treinar?

Se você pode escolher o melhor horário para praticar atividade física, mas ainda não sabe qual deles se encaixa melhor às suas necessidades, é valido conhecer algumas dicas sobre os benefícios de praticar nos três turnos: manhã, tarde e noite. Vamos conferir?

 

Treinar de manhã

Com certeza, treinar de manhã está entre os queridinhos porque ajuda a começar o dia com mais disposição e bom humor, graças serotonina e outras substâncias responsáveis pelo bem-estar que são liberadas pelo organismo com a prática de atividade físicas.

Principais vantagens:

  •         Ajuda a ganhar massa muscular;
  •        Ajuda a criar uma rotina matinal;
  •        Dá mais energia ao corpo e disposição para o restnte do dia;
  •         Melhora a qualidade do sono.

 

Desvantagens:

  •         Atenção redobrada na alimentação, que deve ser reforçada e leve;
  •         Demanda mais tempo de aquecimento, pois a temperatura corporal está baixa;
  •         É necessário acordar cedinho.

 

Treinar à tarde

Quem tem disponibilidade de horários pode optar por treinar à tarde, pois é neste período que o corpo une todos os fatores favoráveis para o crescimento muscular: descanso, alimentação, temperatura e síntese metabólica. Veja abaixo.

Vantagens:

  •         Condições do corpo favoráveis para a perda de peso e ganho de massa magra;
  •         Funções físicas e mentais em máximo equilíbrio;
  •         Níveis mais elevados de cortisol e testosterona dá mais força durante os exercícios.

 

Desvantagens:

  •         Queda na energia depois do almoço;
  •         Pouca disponibilidade, pois é normalmente horário de trabalho das pessoas;

 

Treinar à noite  

O outro turno mais disputado nas academias é o noturno, pois é o momento de relaxamento de muitas pessoas. Para essas pessoas, exercícios à noite são ótimos para dormir tranquilamente, mas para outros pode causar insônia. Se este for o seu caso, o ideal é malhar por volta de 3 horas antes de ir para a cama.

Se esse é o único horário que você pode treinar, fique tranquilo! Manter a prática constante pode te trazer muitos benefícios.

Vantagens:

  •         Relaxar a mente com atividades fóisicas depois de um dia cansativo;
  •         Ter mais tempo livre para outras atividades;
  •         Poder se dedicar àquele momento com calma;
  •         Estar com os músculos e articulações mais flexíveis, o que diminui o risco de lesões.

 

Desvantagens:

  •         Em algumas pessoas, pode causar insônia;
  •         As academias podem estar muito cheias;
  •         Metabolismo desacelerado.

 

Como você viu, malhar em todos os três turnos têm vantagens e algumas desvantagens. O mais importante é escolher aquele que você irá conseguir manter uma rotina, pois a frequência é muito importante para ter resultados satisfatórios, combinado?

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