Skip to content

As razões que levam muitas pessoas a praticar atividades físicas em casa, um treinamento igualmente eficaz fora da academia, podem ser variadas: horas extras no trabalho, crianças pequenas, amor desenfreado pela natureza e ao ar livre, a falta de uma academia nas imediações do trabalho ou da casa ou a necessidade de estar sempre na estrada. E agora, uma pandemia.

A atividade física é uma verdadeira cura para o corpo e a mente. Além das razões estéticas, manter a forma também significa muito mais saúde para o seu corpo. Mas se você não pode praticar um esporte constantemente ou ir a uma academia, não precisa desistir de se movimentar. Alguns exercícios são simples e podem ser feitos confortavelmente em casa.

Muitos estudos científicos destacam os efeitos positivos da atividade física para a saúde. Alguns exemplos são: um risco menor de contrair diabetes tipo 2, de desenvolver doenças cardíacas e alguns tipos de câncer, como câncer de mama e cólon. Além disso, os exercícios também podem evitar a osteoporose, o risco de fraturas, combate a obesidade e os sintomas relacionados à ansiedade, depressão e estresse.

05 exercícios diários para melhorar sua saúde

Mesmo estando em casa, você pode fazer atividades simples, mas eficazes para ativar diferentes músculos. Confira 5 opções:

Pessoas esportivas Foto Premium

Jumping Jacks – polichinelos

São os pulos no local, onde é necessário coordenar braços e pernas. Ao pular abrindo as pernas, você deve esticar os braços para cima. Às pernas fechadas correspondem os braços na lateral. Ideal como um exercício de aquecimento.

Menina, fazer, agachamento, em, dela, casa Foto gratuita

Agachamento

Um dos exercícios mais eficazes para tonificar e fortalecer a parte inferior do corpo, e especialmente as coxas e nádegas, é o agachamento. Mas é preciso ter cuidado para executá-lo corretamente.

Começando na posição vertical, mantenha os calcanhares com uma distância um pouco maior que a dos ombros e dedos dos pés ligeiramente abertos, você desce empurrando o bumbum para fora. Você pode abaixar-se até que suas coxas fiquem paralelas ao chão.

Ao subir, os músculos das coxas e nádegas devem ser contraídos, para evitar movimentos de balanço perigosos. As costas devem ser mantidas o mais retas possível, os joelhos não devem exceder a linha dos pés e o peso deve ser mantido nos calcanhares. Você também pode usar um bastão para ser colocado sobre os ombros.

Avanço Alternado

O objetivo são nádegas firmes e pernas tonificadas? Então este exercício não pode faltar. A partir da posição de pé e as pernas abertas na altura da pelve, dá-se um passo à frente dobrando as pernas. A expiração não deve faltar antes de subir e retornar à posição inicial.

Jovem esportista poderoso treinamento flexões sobre parede escura. Foto gratuita

Flexões

As flexões são um dos exercícios clássicos, úteis para treinar, em particular, ombros, peito e tríceps. Deite-se de bruços no chão, com os braços um pouco mais baixos que os ombros. Durante a flexão, é essencial não dobrar o tronco, mantendo o corpo paralelo ao chão. Um pouco cansativo, é claro, mas excelente para manter a forma.

Prancha

A prancha é realizada posicionando o corpo em uma linha reta imaginária, que vai dos tornozelos aos ombros. Você deve manter essa posição apoiando-se nos dedos dos pés e apoiando os cotovelos no chão. Assim, vários músculos são gradualmente estimulados. O objetivo é ser capaz de resistir o maior tempo possível. A prancha também pode ser combinada com flexões nos braços, levantando uma mão e girando-a levemente, trazendo o braço para cima. Em seguida, retorne à posição inicial e repita a flexão, levantando o outro braço.

O condicionamento físico é uma ótima maneira de cuidar de si mesmo, aproveitando para passar o tempo fazendo algo útil, com um poder revigorante para a mente e para o corpo.

Scroll To Top