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Relaxar depois da atividade física é essencial para o relaxamento dos músculos, diminuir a tensão e, também, para o chamado período de recuperação, tornando o corpo mais forte e preparado para a próxima atividade.

Sendo assim, é de extrema importância que esse período posterior ao treino seja, de fato, respeitado, fazendo com que o corpo se adeque às rápidas mudanças que ocorrem no organismo durante e depois do treinamento físico.

Confira abaixo 5 formas de relaxar depois do treino e melhorar seu desempenho!

1. Respiração

A respiração é uma ótima aliada para o relaxamento físico e mental, desde que seja sempre feita de maneira lenta. Através do processo de respiração, as funções fisiológicas voltam ao seu estado normal, contribuindo para um maior relaxamento. Este processo também contribui para a diminuição do ritmo cardíaco e o aumento da oxigenação no sangue.

2. Atividade de baixa intensidade

Algumas atividades como a yoga, por exemplo, são ótimas para estabilizar o corpo após uma atividade física intensa, pois combinam respiração e alongamento no mesmo exercício.

Outras atividades como a hidroginástica e até mesmo a caminhada lenta podem ajudar no processo de regeneração muscular, uma vez que, apesar do corpo ainda estar em movimento, a diminuição pode ser feita de forma lenta, tornando o corpo mais acostumado.

3. Alongamento

O alongamento é uma ótima técnica para relaxar depois da atividade física, pois faz com que os músculos e ligamentos fiquem menos enrijecidos, auxiliando no relaxamento. O alongamento também melhora a postura, flexibilidade e ajuda na circulação sanguínea.

No momento do alongamento é recomendado aliar outra forma de relaxamento: a respiração. Os dois juntos são capazes de potencializar o relaxamento e a capacidade regenerativa dos músculos.

4. Massagem

Durante a atividade física mais intensa é normal que os músculos fiquem mais tensos e inflamados. Portanto, investir na massagem é uma das melhores maneiras de relaxar. Também é possível utilizar rolos de massagem, que se mostram uma boa alternativa para desfazer “nós” musculares.

5. Watsu

O watsu é uma técnica de relaxamento intensa, em que o atleta realiza movimentos de alongamento dentro de uma piscina de água aquecida. Este procedimento é um grande aliado na melhora da circulação sanguínea e na regeneração muscular pós atividade física.

Esta atividade é recomendada logo após o treino, mas também como forma de relaxamento a qualquer momento do dia ou semana. Recomendamos que a prática seja realizada de uma a duas vezes por semana ou quando julgar necessário.

Bônus

Além de todas as essas técnicas, é preciso que você faça o essencial: alimente-se bem, descanse e durma o suficiente. Dessa forma, você irá complementar o treino, aumentando e regenerando a fibra muscular, além de repor as energias perdidas durante a atividade física intensa.

Lembre-se que, durante a malhação, os músculos entram em um estado de inflamação, portanto, é importante evitar alimentos gordurosos e comidas ultraprocessadas, que aumentam, consideravelmente, este estado no organismo.

Se você gostou das nossas dicas, continue navegando pelo blog e confira mais informações para aumentar seu desempenho e qualidade de vida

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