Ir para o conteúdo

A construção de uma vida saudável não acontece do dia para a noite. Por isso, a constância de bons hábitos, principalmente no que diz respeito à prática de atividades físicas e também aos esportes, deve ser sempre estimulada desde cedo. Com essas motivações, a probabilidade de a criança virar um adulto ativo é muito maior.

A prática de esportes na infância

Na infância é muito comum encontrar crianças cheias de energia. Porque, de fato, elas têm muita para gastar. Acontece que se os pais ou responsáveis não procuram meios para que os pequenos desenvolvam e liberem a energia acumulada, a tendência é que eles fiquem mais estressados e ansiosos.

 

Uma das formas para evitar picos de estresse e acúmulos de energia é incentivá-los a praticar atividades físicas, assim como estimulá-los a brincar em ambientes externos, como parques, por exemplo. Essa atitude permite que as crianças cresçam não só mais saudáveis, mas também conscientes de que o corpo não só pode como deve se movimentar.

 

Afinal, a prática de atividades físicas e esportes além de ajudar a entreter as crianças, contribui com a saúde dela no presente, mas também no futuro, visto que o corpo humano apresenta uma memória muscular que permanece durante toda a vida do indivíduo.

Benefícios da prática de esportes na infância

A infância é uma fase da vida na qual se constrói não só memórias incríveis, que se levam para toda a vida, como também se constrói hábitos que podem perdurar por toda ela. A inserção do esporte na vida da criança é de extrema importância, pois é por meio dessa atitude que os pequenos têm a possibilidade de melhorar a qualidade de vida, como também se divertir. Além disso, há outros benefícios, como:

 

  • melhorar a interação social por meio do esporte, pois através das aulas as crianças têm a possibilidade de socializar, criar elos e, consequentemente, brincar mais;
  • gastar energia, visto que crianças apresentam uma tendência de acumular e a forma correta de gastá-la é por meio de brincadeiras e atividades físicas;
  • diminuição da ansiedade, visto que a prática de esportes ajuda na liberação de energia e distração da mente, provocando, assim, uma queda na ansiedade natural apresentada pelos pequenos;
  • A prática do esporte desde a infância também contribui para uma melhor qualidade de vida.

 

Há também outras vantagens em inserir as crianças no esporte, mas, sem dúvidas, essas são as principais.

Cuidados necessários para o esporte na infância

A prática do esporte na infância é recomendada pelos médicos e educadores físicos, no entanto, é preciso manter os cuidados básicos, como ouvir a criança para saber do que ela gosta ou não gosta, dessa forma, a atividade física não será uma obrigação e, sim, mais um momento de diversão e lazer.

 

Além disso, é importante ressaltar que um dos cuidados básicos é também o uso de equipamentos de proteção necessários para que ela desempenhe com excelência o esporte que escolheu fazer. E para isso você pode contar com a Lups Esportes para adquirir os equipamentos adequados.

 

 

Role para cima
%d blogueiros gostam disto: