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atividade física

 

Com a virada do calendário, é comum que as pessoas tentem colocar em prática de atividade física. Porém, o que geralmente começa com grande animação, aos poucos vai se tornando apenas mais um plano para o ano seguinte. E, geralmente, isso acontece por falta de um planejamento adequado para que o projeto saia de vez do papel.

Se sua meta para o ano de 2021 é iniciar um plano de atividades físicas e você não deseja desanimar no meio do caminho, é melhor começar a se organizar através de um planejamento que te ajude antes e durante os exercícios, para que assim você consiga torná-los um hábito permanente.

E, se você ainda não sabe como fazer isso, nós podemos te ajudar! Confira abaixo como montar um cronograma que tornará os exercícios físicos uma realidade da sua rotina nesse ano!

Atividades físicas, por onde devo começar?

Passo 1

Em seu cronograma, o primeiro passo deve ser a visita ao médico. De forma alguma você deve iniciar a realização de exercícios físicos sem a avaliação de um médico responsável. Pois, apenas através dessa avaliação você poderá ter a tranquilidade de que seu corpo está em plenas condições de realizar todo o proposto.

Um dos testes mais realizados para começar a prática de atividade física sem risco é o teste ergométrico. Através dele é possível saber como seu coração responde no momento da realização de exercícios e até onde você pode ir sem risco à sua saúde cardíaca, porém, muitos outros podem ser realizados, a depender da avaliação do médico responsável.

Passo 2

Alguns estudos comprovam que para transformar uma atividade em rotina são necessários cerca de 2 meses. Então, mantenha o foco e se planeje para treinar por, pelo menos, esse período. Para isso, é preciso motivação! Nossa dica é:

  • trabalhe com metas: se você deseja perder peso, estipule uma meta semanal, para que seja mais fácil visualizar sua progressão;
  • busque companhia: ter o incentivo de outras pessoas com o mesmo objetivo é sempre uma boa forma de começar, mas não se atenha apenas a um amigo, afinal, se ele desistir, é capaz que você também desista.
  • invista em um profissional: ter um treinador te incentivando e auxiliando a realizar os exercícios é uma ótima forma de continuar com os exercícios.
  • utilize as redes sociais: mostrar seu progresso nas redes sociais tem ajudado muitas pessoas a ter incentivo e continuar investindo nos exercícios.

Passo 3

Montar seu cronograma vai depender dos seus objetivos, porém, em todos os casos, é necessário que você:

  • busque auxílio de profissionais da área que possam recomendar os melhores exercícios para você;
  • apesar das dores no corpo muito frequentes nos primeiros dias de treino, não pause! As chances de você desistir serão maiores;
  • para não estafar o corpo e os músculos, invista em treinos leves, pelo menos, 1 vez por semana, como alongamento ou caminhada; e
  • defina um ritmo progressivo, assim será mais fácil tornar a atividade física uma rotina.

Esperamos que nossas dicas te ajudem a iniciar o plano de uma vida mais saudável através dos exercícios físicos. Caso precise, conte com a Lups Esportes!

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