Skip to content

Atualmente, o número de pessoas que sofrem com a famosa dor nas costas cresceu em todo o mundo. Isso se deve, em primeiro lugar, a má postura durante o uso de computadores e smartphones, além de tendências a problemas ortopédicos, que algumas pessoas já possuem na sua árvore genealógica.

Por isso, para você que sofre com essa problemática e quer evitar uma dor nas costas mais profunda, conheça a seguir alguns exercícios para prevenir essa problemática e deixar a sua postura muito mais adequada. Boa leitura!

Como prevenir a dor nas costas?

A prevenção de uma dor nas costas pode ser feita de inúmeras maneiras. A primeira delas é praticando exercícios, a fim de deixar a musculatura da região mais forte e consequentemente fazer com que os ossos estejam mais alinhados – uma das maiores motivações para os incômodos envolvem distúrbios ortopédicos.

Para te ajudar, separamos três exercícios essenciais nesse tratamento das dores nessa região para que você evite possíveis problemas, bem como o aumento desse incomodo na região das costas.

Alongamento é considerado exercício? Quais os benefícios? - UOL ...

1.     Alongamento

Em primeiro lugar temos o famoso alongamento. Esse não se trata propriamente de um exercício, é uma preparação, uma forma de aquecer os músculos e fazer com que eles aguentem mais esforços por um tempo maior. Esse tipo de prática é excelente não somente para a dor nas costas, mas também para qualquer outro tipo de incomodo no corpo.

Por isso, sempre ao acordar faça um alongamento corporal em todas as suas extremidades. Braços, pernas, ombros, pés. Independente de qual seja o membro, é muito importante realizar esse aquecimento e, consequentemente, deixar a musculatura mais firme.

Exercício Ponte - Dicas, Erros a Evitar, Variações e Benefícios ...2.     Ponte

Após fazer o alongamento, existe um exercício bastante conhecido, principalmente entre as pessoas que praticam esportes. A ponte é um tipo de curvatura que fazemos com o nosso tronco, levantando somente o tórax e deixando as mãos e os pés no chão.

Para isso precisamos deitar no chão de barriga para cima, apoiar tanto os pés quanto as mãos no chão e levantar todo o tronco. A partir da quantidade de tempo praticado, mais alto você consegue fazer essa ponte e deixar a sua coluna mais firme.

É importante salientar que forçar o exercício de maneira exagerada e inadequada pode causar o efeito contrário. Por isso, certifique-se sempre se a postura não está machucando ou algo do tipo, pois dessa maneira, estando tudo certo, a dor nas costas realmente vai melhorar.

Treino 30 minutos de GAP: para glúteo, abdominal e pernas - Tua Saúde

3.     Elevação

Por último temos um exercício parecido com a ponte, mas sem a necessidade de levantar totalmente o tronco. Ao deitar-se no chão de barriga para o alto, você precisa somente apoiar as mãos no chão e levantar a parte superior do corpo – ou seja, como uma flexão, mas na posição contrária.

Esse exercício é indicado para quem possui problemas na coluna e sofre, principalmente, com a dor nas costas. Muito provavelmente, se você frequenta um ortopedista, ele já deva ter indicado essa prática. Portanto, aproveite a oportunidade e faça agora esse exercício! Além de ajudar com os incômodos, melhora inúmeros outros aspectos.

Scroll To Top