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O pilates é um tipo de atividade física que tem sido muito buscada como forma de melhorar o desempenho físico através de exercícios de baixo impacto. Esta atividade fortalece e tonifica a musculatura, além de aumentar a flexibilidade do corpo.

Geralmente, são utilizados alguns aparelhos e objetos que auxiliam na execução dos movimentos, sendo a bola de pilates um dos mais usados.  Portanto, se você deseja começar a se exercitar através desse exercício, não compre uma bola de pilates sem antes ler nossas dicas!

Como escolher a bola de pilates ideal?

Utilizar das bolas de pilates pode te ajudar a obter resultados mais eficientes em suas sessões de exercício, além de dar mais variedade à rotina física. Por isso, na hora de comprar, considere as dicas que daremos abaixo.

Peso

Na hora de comprar sua bola de pilates, tenha atenção ao peso suportado por cada uma, afinal, esta é uma questão de segurança e conforto para quem irá realizar o exercício.

Grande parte das bolas de pilates suportam entre 100 e 200 kg estáticos, o que é bom para pessoas de peso médio. Entretanto, para pessoas mais pesadas, o ideal é optar por bolas que aguentem até 300 kg ou mais.

Tamanho

Caso já tenha pesquisado, provavelmente você percebeu que existem bolas de diversos diâmetros, correto? Os diâmetros correspondem à altura dos usuários e isto deve ser algo a se observar na hora de realizar sua compra.

Para realizar sua compra sem erros, observe as seguintes recomendações:

  • Menos de 1,60 cm de altura: 45 cm.
  • Entre 1,60 e 1,75 cm de altura: 55 cm.
  • Entre 1,75 e 1,95 cm de altura: 65 cm.
  • Mais de 1,95 de altura: 75 e 85 cm.

Habilidade

Você se considera um praticante de pilates iniciante ou experiente? Nesse caso, sua resposta irá influenciar bastante a escolha de sua bola de pilates. Isto porque, caso você realize os movimentos em casa, é necessário ter habilidade suficiente para manter-se em segurança sobre a bola.

Para usuários mais experientes em atividades físicas e que possuam maior resistência e equilíbrio, as bolas sem alças são as indicadas. Porém, em casos de utilização por crianças, idosos ou por pessoas em situação de reabilitação, as bolas com alças irão oferecer maior conforto e segurança na realização dos movimentos.

Tipos

Atualmente, existem diversos tipos de bola de pilates no mercado. Cada uma delas tem uma especificidade que deverá ser considerada na hora da compra.

1. Suíça

É o tipo de bola mais vendido no mercado. Possui diversos tamanhos e pode suportar até 300 kg. Ideal para quem deseja maior flexibilidade, correção da postura e alívio das dores lombares e cervicais.

2. Tipo Feijão (peanut ball)

Por seu formato específico, esta bola confere maior estabilidade nos movimentos e também mais segurança para que os realiza. É mais indicada para pessoas idosas e crianças ou que possuam pouca coordenação.

3. Overball

Esta bola é utilizada em diversos exercícios e treinos, podendo auxiliar na reabilitação e fortalecimento muscular, principalmente nas áreas inferiores do corpo e abdome.

4. Toning ball

São pequenas bolas de pesos variados, revestidas de material emborrachado e cheias de areias. As toning balls servem para aumentar a intensidade dos exercícios, podendo ser utilizadas em atividades dedicadas para várias regiões do corpo.

Esperamos que nossas dicas te ajudem a escolher a melhor bola de pilates para integrar um programa completo de exercícios!

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